Skip links

Freguesia

A Vila de Côja

Côja é uma bonita vila do concelho de Arganil, banhada pelo cristalino Rio Alva, num local abençoado pela natureza e pelo fresco ar do rio.
Terra de grande encanto e beleza, foi desde tempos remotos povoado de grande importância em parte pela exploração de ouro que se fazia no leito do rio.

As referências ao passado estão datadas apenas a partir do século XIX, no entanto, o Castelo que em tempos ali existiu remonta pelo menos à época de D. Teresa, quando a mãe do primeiro rei de Portugal confirma a doação ao bispo de Coimbra em troca do Castelo de Santa Eulália.
Nas lutas entre D. Sancho e o irmão, o conde de Bolonha, o castelo foi arrasado e tantas opressões sofreram os moradores da região que a vila ficou quase deserta.

Mas, a vila de Côja recuperou o encanto, hoje intitulada “A Princesa do Alva”.

As belas casas agrícolas e senhoriais onde ainda hoje habitam nobres famílias da região, levaram a que população se fixasse de novo, nesta bela localidade banhada pelo rio Alva, junto do qual existe um ótimo Parque de Campismo e uma Praia Fluvial.
Pode ainda visitar-se a Igreja Matriz cujo patrono é S. Miguel, a Capela de Santo António, Capela do Senhor do Sepulcro, junto ao rio no caminho para o Parque de Campismo, Capela da Casa do Prior Costa e o Pelourinho Manuelino situado na Praça principal da vila.
De destacar a Capela de Nossa Senhora da Ribeira, junto à ribeira da Mata, local de grande imponência paisagística.
O seu maior atributo é toda a envolvente natural com belos cenários bucólicos, de paz de espírito e tradição, com a mais-valia das Praias Fluviais, como o Caneiro da Moenda e o Caneiro do Moinho D’Alva.