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Respostas Sociais

Centro de Atividades e Tempos Livre – CATL

O C.A.T.L é uma Resposta Social que visa a prestação de um serviço à
sociedade e sobretudo à família, estando aberto a todos os níveis
sociais, como comunidade educativa em que todos participam ativamente:
pais, educadores, pessoal não docente e crianças.

O C.A.T.L do CSPC é um espaço agradável onde se pretende que as crianças se sintam bem, gostem de estar e com o qual se identifiquem. Como o nome indica – Atividades de Tempos Livres, o tempo livre significa:

  • Tempo de imaginar
  • Tempo de criar
  • Tempo de brincar
  • Tempo de optar
  • Tempo de crescer
Capacidade:

45 crianças/jovens

Horário:

07h30 às 18h30

Segunda a Sexta-Feira
Formulário de Inscrição
Regulamento
Como funcionamos

O C.A.T.L tem um “Projeto Educativo” que evidencia a proposta educativa própria de uma instituição e a forma global como se organiza para dar resposta à educação dos seus alunos, às necessidades dos pais/encarregados de educação e características da comunidade.

“O Projeto Educativo é uma proposta educativa própria de uma instituição e a forma global como se organiza para dar resposta à educação dos seus alunos, às necessidades dos pais/encarregados de educação e características da comunidade”.

O C.A.T.L do Centro Social Paroquial de Côja, funciona em pontas e pausas letivas e define-se como um serviço à sociedade e sobretudo à família, estando aberto a todos os níveis sociais, como comunidade educativa em que todos participam ativamente: pais, educadores, pessoal não docente e crianças, cada um a seu nível e a seu modo.

Serviços prestados

Ocupação dos tempos livres com actividades de carácter educativo.

Acompanhamento das crianças dentro e fora do equipamento, nomeadamente no acompanhamento à escola de manhã, à hora de almoço e à tarde.

Apoio à aprendizagem.

Apoio à Escola nos trabalhos para casa; férias desportivas/recreativas nas pausas escolares.

Férias organizadas, através de um projecto Autónomo da Colónia de Férias.

Alimentação: almoço e lanche em períodos de pausas letivas.

Ateliers recreativos e lúdicos: de dança, de música, de computadores, de desporto, de canto.

Estabelece contactos com os pais e professores.

Objetivos do C.A.T.L

Com base na circular (Junho de 1998) reguladora do funcionamento dos centros de actividades de tempos livres, define-se como objectivos primordiais:

  • “Permitir a cada criança ou jovem, através da participação na vida em grupo, a oportunidade da sua inserção na sociedade;
  • Contribuir para que cada grupo encontre os seus objectivos, de acordo com as necessidades, aspirações e situações próprias de cada elemento e do seu grupo social, favorecendo a adesão aos fins livremente escolhidos;
  • Criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal de cada criança ou jovem, de forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um;
  • Favorecer a inter-relação família/escola/comunidade/estabelecimento, em ordem a uma valorização, aproveitamento e rentabiulização de todos os recursos do meio”.